quarta-feira, 4 de maio de 2011

Os preceitos religiosos e a procedente intolerância!



- Da árdua tarefa de obter respeito em uma sociedade dogmática!
- É possível uma coexistência pacífica?

"Há diferentes mentalidades acerca de Deus, e Deus, por sua vez, revela-se a todos de forma diversa."
( Rasananda Swami - Um dos líderes do movimento Hare Krishna no Brasil )

-Em suma, a questão de opção religiosa continua sendo uma decisão individual, solitária. E a morte continua sendo o grande enigma para o qual as religiões propõem respostas. Morremos sós, porém vivemos com outros, e é bom, sensato, que a religião não seja um obstáculo para nossa convivência com os demais seres humanos, como no caso em que a fé se torna perigosa, o fundamentalismo, que, entre outros males, acendeu as fogueiras da inquisição, excomungou Bento de Espinoza, e hoje, degola reféns.

-Se eu tivesse de rotular-me, seria como agnóstica, uma pessoa que, segundo o dicionário, reputa como inacessível ou incognoscível ao entendimento humano a compreensão dos problemas propostos pela religião, porém, respeito todos os credos. Conhecer as várias tradições espirituais da humanidade nos liberta da ignorância que pode levar às discriminações.


"Precisamos superar nossa mesquinharia, nosso egoísmo, nossos impulsos agressivos. Amai-vos uns aos outros continua sendo o grande mandamento religioso."  ( Moacyr Scliar )




Nenhum comentário:

Postar um comentário