terça-feira, 26 de julho de 2011

Mesmo em tempos de caos, uma flor rompeu o asfalto

  A seca que afeta os países do chifre da África, a pior dos últimos 60 anos, ameaça 12 milhões de pessoas na Somália, assim como a população do Quênia, Djibuti, Sudão e Uganda.


  Em meio a toda essa situação catastrófica, em Seattle, nos Estados Unidos, uma menina de apenas nove anos, gerou uma campanha por doações que já arrecadou mais de US$ 165 mil para levar água a comunidades carentes na África. Rachel Beckwith, era apenas uma criança, não obstante, ela foi capaz de passar ao mundo uma verdadeira lição de cidadania, solidariedade...

  Rachel Beckwith havia pedido no mês passado, para seu nono aniversário, que familiares e amigos fizessem doações para uma organização não governamental em vez de lhe dar presentes. Seu objetivo era arrecadar US$ 300.

 Na semana passada, porém, Rachel ficou gravemente ferida em um acidente. No último fim de semana, sua família decidiu permitir o desligamento dos aparelhos que a mantinham viva artificialmente e doaram seus órgãos.

A notícia da tragédia chamou a atenção para a página que a menina havia criado no site da ONG charity:water para arrecadar doações. Em poucos dias, as contribuições superaram mais de 500 vezes sua meta inicial.

No início de sua campanha Rachel havia deixado a seguinte mensagem em seu site: "No dia 12 de junho de 2011, vou fazer 9 anos. Descobri que milhões de pessoas não vivem até seu quinto aniversário. E por que? Porque elas não têm acesso à água limpa e segura"

  Segundo a ONG charity:water, as doações recebidas por meio da página de Rachel Beckwith já haviam ajudado até a manhã desta terça-feira a fornecer fontes de água potável para 8.290 pessoas.  

 Eu sinceramente não tenho palavras para qualificar a insigne ação humanitária que foi realizada por esta criança. Apenas lembrei-me de trechos de Vinicius de Moraes e Carlos Drummond.

"Se todos fossem iguais a você
Que maravilha viver"
 
"O tempo ainda é de fezes, todavia, uma flor nasceu na rua, furou o asfalto"

Um comentário:

  1. Que gesto mais lindo de uma criança que mesmo tão novinha já notou o caos que é esse mundo em que vivemos. Pena que essa flor morreu tão cedo, mas o bom é sabeer que ela estar num lugar bem melhor que o nosso. :D

    ResponderExcluir